quinta-feira, 30 de maio de 2013

    Estrutura da guitarra

Toda guitarra, elétrica ou acústica, é composta basicamente das mesmas partes. A principal diferença entre elas está no corpo. As figuras abaixo mostram uma guitarra elétrica e uma acústica, com suas partes indicadas. A construção do baixo é semelhante à da guitarra elétrica. Para informações adicionais, consulte os artigos de cada uma das partes. Para as diferenças construtivas, consulte os artigos de cada variedade de guitarra.
Partes de uma guitarra elétrica.
  1. Cabeça, mão ou paleta.
  2. Pestana
  3. Cravelhas ou Tarraxas
  4. Trastes
  5. Tirante ou Tensor
  6. Marcação
  7. Braço
  8. Tróculo (Junta do braço)
  9. Corpo
  10. Captadores
  11. Potenciômetros
  12. Cavalete (ou ponte)
  13. Protetor de tampo (ou escudo)
  14. Fundo
  15. Tampo
  16. Lateral ou faixas
  17. Abertura ou boca
  18. Cordas
  19. Rastilho
  20. Escala
Partes de uma guitarra acústica.

Braço

O braço da guitarra é composto basicamente de uma barra maciça e rígida de madeira fixada ao corpo. A madeira utilizada normalmente é de um tipo diferente da utilizada no corpo. Madeiras de grande resistência à tração são preferíveis e uma das mais utilizadas é o mogno. É responsável pela fixação de uma das extremidades das cordas e também para permitir a execução das notas através da variação do comprimento das cordas. Fazem parte do braço: a “mão”, a pestana, a escala, os trastes e alguns elementos decorativos (geralmente de madrepérola, marfim ou ébano) utilizados na marcação.
Em guitarras acústicas e semi-acústicas, o braço é colado ao corpo. O tróculo é a extremidade mais larga do braço usada para fixá-lo ao corpo e dar rigidez mecânica à montagem. Em geral o tróculo é entalhado na mesma peça do braço, mas também pode ser uma parte separada e colada ao braço e ao corpo. Em guitarras elétricas, o braço pode ser fixado ao corpo por parafusos. Em alguns casos, um tirante é utilizado para se opor à curvatura provocada pela tensão das cordas. A fixação do braço é crítica para a afinação do instrumento, pois a variação no ângulo do braço em relação ao corpo pode provocar variações na altura das notas. Embora indesejável na guitarra clássica, este efeito pode ser usado propositadamente para obter certas inflexões na altura (bends), sobretudo no blues.

Cabeça e tarraxas


A cabeça de uma guitarra elétrica com seis tarrachas em linha.
A cabeça ou paleta é responsável pela fixação das tarraxas, usadas para afinar o instrumento. A cabeça é fixada na extremidade do braço formando um pequeno ângulo para facilitar o posicionamento das cordas sobre a pestana. Em geral é feita da mesma madeira do braço e entalhada com diversos motivos decorativos. A tarracha é um mecanismo composto de um eixo sobre o qual a corda é enrolada e uma engrenagem que permite girá-lo com os dedos até obter a tensão correta de cada corda. As engrenagens garantem uma relação de forças tal que impeça o afrouxamento das cordas durante a execução.
Na maior parte das guitarras há três tarraxas de cada lado da cabeça. Em algumas guitarras elétricas é utilizada a configuração de seis cravelhas em linha em um dos lados da cabeça. Outras configurações são possíveis, como 4+2, 4+3 em violões de 7 cordas. 6+6 em violas de 12 cordas e 2+2 ou 4 em linha para baixos e outros instrumentos de quatro cordas.

Pestana

A pestana é uma pequena barra de osso, plástico ou madrepérola, fixada entre o início do braço e a cabeça. Possui um pequeno sulco entalhado para a passagem de cada corda. Isso permite o posicionamento correto das cordas. A pestana serve para apoiar as cordas na extremidade do braço. É o ponto de origem do comprimento das cordas e muitos o consideram como o traste zero. Hoje, em alguns modelos de guitarras elétricas, há pestanas especiais que possuem travas, como parafusos, que impedem que o instrumento seja desafinado na execução de alavancadas (vibratos artificiais).

Escala


Dois exemplos de escalas, com os trastes e as  marcas incrustradas.
Feita de uma madeira diferente do resto do braço, como ébano, a escala é a parte do instrumento onde as cordas são apoiadas quando o músico quer dividir a corda. É sobre a escala que os trastes são montados. Além disso possui várias marcas em forma de círculo, losangos ou triângulos, incrustradas por marchetaria. As marcas são geralmente de madrepérola, marfim ou ébano. Em alguns casos são simplesmente pintadas e servem para ajudar o músico a identificar as casas na escala. Geralmente é usada uma marca na 3ª, 5ª, 7ª, 9ª,12ª, 15ª, 17ª, 19ª,21ª e 24ª casas e duas marcas na 12ª, às vezes na 7ª e na 24ª (quando existente) casas. Em algumas guitarras elétricas estas marcas podem ser luminosas, com LEDs ou fibras ópticas.

Alavanca

Parte da guitarra usada para efetuar um efeito chamado vibrato. Este efeito consiste em alterar a altura das notas de forma que elas transpacem a ideia de uma onda fluindo. Este efeito é muito utilizado em alguns ritmo agitados, porém é principalmente usado em ritmo de rock.

Trastes

Os trastes ou trastos são pequenas barras (geralmente alpaca ou ligas de níquel) montadas sobre a escala e que definem os pontos exatos em que a corda deve ser dividida para obter cada uma das notas. Quando o músico encosta o dedo sobre uma corda ela pousa sobre a escala e fica apoiada sobre o traste. O comprimento vibrante da corda passa a ser aquele entre o traste e o rastilho.
Os trastes são montados nos instrumentos modernos para permitir que as guitarras tenham temperamento igual. Consequentemente a razão entre as distâncias de dois trastes consecutivos é \sqrt[12]{2}, cujo valor numérico é aproximadamente 1,059463. Como essa razão é aplicada sucessivamente a cada intervalo, isso explica porque as casas próximas à pestana são mais largas que aquelas próximas ao corpo do instrumento. O 12º traste divide a corda exatamente na metade e o 24º (se existente) divide a corda em um quarto do comprimento total (entre a pestana e o rastilho). Cada doze trastes representam um intervalo de exatamente uma oitava.
A distância entre o rastilho e o nésimo traste, ou seja o comprimento vibrante da corda quando a corda pousa sobre o traste n é dada pela fórmula:
l=d\cdot2^{-n\over12}
onde d é o diapasão da corda (comprimento total da corda entre o rastilho e a pestana).

Corpo

Guitarra acústica e Guitarra életrica

Na Guitarra acústica e Guitarra életrica e também em algumas variedades semi-acústicas e életricas, o corpo tem as funções de caixa de ressonância e de fixação das cordas. O corpo é uma caixa oca feita de diversas madeiras. Geralmente tem uma abertura (chamada boca) na parte superior, necessária para amplificar o som das cordas e permitir a vibração do ar. Abaixo da boca é colado o cavalete, usado para fixar as cordas ao corpo. O cavalete possui furos para a fixação das cordas. Sobre o cavalete, é montado o rastilho, uma barra de madrepérola, osso ou plástico que serve para distanciar as cordas do corpo e da escala. Nas guitarras de flamenco, usadas no flamenco, um protetor de tampo é montado na parte do tampo abaixo da boca para que o músico possa realizar sons percussivos com os dedos. Diversos elementos decorativos estão presentes no corpo, tais como mosaicos ou frisos de cores diferentes. Alguns instrumentos populares podem ainda ser pintados em diversas cores.

quinta-feira, 23 de maio de 2013




As 10 Melhores Guitarras do Mundo

As 10 Melhores Marcas de GuitarrasMúsica. Ahh a música. Que não gosta de música? Todo mundo gosta, nem que seja apenas um assovio. Escutam pela melodia, pela letra.. Mas tem que escuta para ouvi-la bem, se aprofundar mais, escutando separadamente seus instrumentos. Para se produzir um bom som, uma durabilidade nos instrumentos precisa de uma boa marca.

A guitarra é o instrumento, de longe, mais “escutado” em uma banda depois do (s) vocal (is). Hoje existem cerca de 50.000 guitarras licenciadas em todo o mundo. Aqui está a lista com as 10 melhores:

10. Kramer

A Kramer era uma empresa de equipamentos eletrônicos que acabou entrando no mercado de guitarras por acaso. Fez uma guitarra com um som totalmente voltado para distorções e o sucesso foi absoluto : acabou lançando guitarras totalmente voltadas para estilos como Metal, Trash e Punk. Acabou comprada pela Gibson, mas sua produção continua independente.


Artistas que usam a Kramer: Destrophy.
------------------------------------------------------------------------------------
9. Yamaha

Yamaha é uma conhecida multi-marcas, que fabrica desde motores de barco até insstrumentos de construção civil. Ingressou no mercado de guitarras nos anos 80, logo após o sucesso de vendas de teclados. Sua principal característa é a aplicação de tecnologia inovadora nas guitarras, e versatilidade desde o Jazz até o Heavy Metal.


Artistas que usam Yamaha: Frank Gamale e Sammy Hagar (ex-Van Halen).
------------------------------------------------------------------------------------
8. Washburn

A washburn começou com uma linha de guitarras para iniciantes, e aos poucos, foi crescendo e ganhando seguidores. Foi abraçada pelo Hard Rock e Heavy Metal, e hoje é uma das marcas mais respeitadas no meio.


Artistas que usam a Washburn: Paul Stanley (KISS), Scott Ian (Anthrax).
------------------------------------------------------------------------------------
7. Jackson

Talvez a guitarra mais conhecida dentre o Metal. Jackson é sinônimo de som pesado e distorcido, e a boa qualidade da madeira ( importada do Brasil ) e das peças ( feitas à mão ) ainda garantem a condição “top” da marca. Ficou conhecida por suas guitarras “flying V”, ou “rabo-de-peixe”, como são conhecidas por aqui.


Artistas que usam a Jackson: Adrian Smith (Iron Maiden), Phil Collen (Def Leppard).
------------------------------------------------------------------------------------
6. PRS


A PRS é uma guitarra considerada de luxo : seu projeto inclui ferragens, madeira e componentes extremamente selecionados e bem feitos. Foi uma das primeiras a especializar-se em guitarras para afinações baixas, ou com afinações diferentes do padrão.


Artistas que usam a PRS: Nickelback e Linkin Park.
------------------------------------------------------------------------------------
5. ESP


Outra guitarra que teve sua reputação acentuada entre os metaleiros. Bandas como Metallica e Overkill utilizaram ESP exaustivamente durante 20 anos. Suas características estão na construção firme, e singular para garantir peso, gain e sustain do som distorcido. Você compra uma ESP, e ela vem com atitude de bônus.


Artistas que utlizam ESP : Metallica , Bon Jovi, Children of Bodom, Max Cavalera.
------------------------------------------------------------------------------------
4. Music Man

Classe é o destaque das guitarras Music Man. Com guitarras feitas cuidadosamente à mão, em todos os processos, as guitarras são sinônimo de bom gosto e versatilidade. Esta marca praticamente preenche faixas não exploradas pela concorrência, tais como Jazz, Blues, Reggae, Country e outros.


Artistas que utilizam Music Man : Dream Theater, Steve Morse (Deep Purple), Dave LaRue, Breanking Benjamin, Linkin Park, Elton John Band, Celine Dion Band.
------------------------------------------------------------------------------------
3. Ibanez

Ibanez é uma marca conhecida pela sua tecnologia : foi a primeira a mixar captadores duplos e simples, a primeira à fabricar instrumentos de 7 cordas em larga escala e a primeira à trazer pontes flutuantes com Floyd Rose. A Ibanez é uma das poucas marcas que abrange todos os estilos musicais, com guitarras feitas exclusivamente para cada um deles.


Artistas que utilizam Ibanez : Steve Vai, Joe Satriani, Korn, Offspring.
------------------------------------------------------------------------------------
2. Gibson

Gibson é mais que uma marca de guitarra. É um pedaço da história da música na sociedade moderna. Fez história no Jazz, no Blues, no Rock. Seu modelo Les Paul foi uma das primeiras guitarras elétricas lançadas, e praticamente definiu o projeto de como todas as guitarras seriam em sua arquitetura. E continua fazendo história, lançando a primeira guitarra “Robô” , que reproduz timbres previamente gravados, e muda de afinação automaticamente.


Artistas que utilizam Gibson : BB King, Slash, Led Zeppelin e milhões de outros.
------------------------------------------------------------------------------------
1. Fender

Pioneirismo é a palavra chave para esta empresa. Leo Fender, seu fundador, foi o cara que “inventou” a concepção de guitarra elétrica que conhecemos. De igual para igual com a Gibson, a Fender também fez e faz parte da história musical que conhecemos : artistas lendários empunharam Stratocasters e mudaram a maneira de fazer música.


Artistas que utilizam Fender : George Harrison ( The Beatles ), Eric Clapton, Rolling Stones e milhões de outros.
  1. Mto legal o Blog de vcs!!! continuem pesquizando... Acho errado vcs hj numerarem as 10 melhores guitarras do mundo, mas jah que fizeram, alguns detalhes: Primeiro esqueceram de citar a GUitarra da Peavey, tendo em vista que o Van Halen usa ela é sem duvida uma guitarra q se compara a Music Ma;
    segundo so pra vcs saberem, A Gibson é tão pioneira em relação a criação da guitarra quanto a Fender, Pois o grande Cientista-musico Les Paul desenvolveu seu sistema de guitarra praticamente no msm ano que Leo Fender, sendo que Les paul teria corrigido o problema de leo fender ao fazer um captador de bobina Dulpa, o chamado Hambucker, ele optou por esse modelo de captação em sua criação pois o modelo Single Coil (utilizado por Leo fender) era muito ruidoso. Eles não se conheciam, mas juntos em lugares diferentes revolucionaram o mundo da Música

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Os dez melhores guitarristas de todos tempos.

Todo mundo gosta de listas, certo? E geralmente gostam ainda mais de contestar essa lista. Pensando nessa polêmica saudável, a famosa empresa fabricante de guitarras  publicou em seu site uma lista com os , escolhidos pela precisão técnica e capacidade de inspirar gerações. Confira a lista e comente se concorda ou discorda.
  
Tony Iommi (Black Sabbath)
    
     Anthony Frank "Tony" lommi (*19 de fevereiro de 1948 em Birmingham, Inglaterra, Reino Unido, filho de imigrantes italianos) é um guitarrista britânico, membro da banda Black Sabbath e do projeto Heaven & Hell com o vocalista Dio. Foi considerado o 25º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone



Kirk Hammett e James Hetfield (Metallica)

    Kirk Stuart Lee "The Ripper" Hammett (São Francisco, Califórnia18 de novembro de 1962) é um guitarrista americano da banda de Trash metal Metallica, desde 1983 tido como um virtuoso do instrumento. Hammett foi escolhido como 11° melhor guitarrista de todos os tempos pela revista Rolling Stone, e em muitas outras listas aparece sempre no Top 20  

    
Randy Rhoads (Ozzy Osbourne)

    Randall William Rhoads (Santa Mônica6 de dezembro de 1956 — 19 de março de 1982) foi um guitarrista norte-americano famoso pela participação nos álbuns Blizzard of Ozz e Diary of a Madman com Ozzy Osbourne. Foi considerado o 36º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.


John Petrucci (Dream Theater)John Petrucci (Kings Park, Long Island, Nova Iorque, nascido em 12 de julho de 1967) é um guitarrista americano, um dos fundadores da banda de metal progressivo Dream  Theater junto com o ex-baterista Mike Portnoy
.

Dimebag Darrell (Pantera, Damageplan)

    Darrell "Dimebag" Abbott ( 20 de agosto de 1966 - 8 de dezembro de 2004), também chamado de          Diamond Darrell, foi o lendário guitarrista das bandas de heavy metal PanteraDamageplan e Rebel Meets Rebe. Lembrado por seu jeito amável, harmonia e extremo carisma com seus fãs, Dimebag foi descrito pela Allmusic como sendo "Um dos mais influentes guitarristas do metal moderno". Dimebag Darrell foi assassinado em palco, durante um show do Damageplan em Alrosa Villa, ColumbusOhio.  


Eddie Van Halen (Van Halen)

   Edward Lodewijk Van Halen, mais conhecido como Eddie Van Halen ( Nimegue26 de janeiro de 1955), é um guitarrista é produtor musical holandês radicado nos Estados Unidos, co-fundador da banda Van Halen


Zakk Wylde (Ozzy Osbourne, Black Label Society)
  
  Zakk Wylde é um músico e ator americano, célebre por ter sido guitarrista da banda de Ozzy Osbourne, ícone do heavy metal que o ajudou a se projetar como um dos mais famosos músicos do gênero na atualidade
Adam Jones (Tool)


Dave Murray e Adrian Smith (Iron Maiden)

   Adrian Frederik "H" Smith (Londres27 de Fevereiro de 1957) é um guitarrista e cantor inglês conhecido por tocar na banda de a heavy metal Iron Maiden. É considerado junto de Dave Murray um dos melhores e mais influentes guitarristas atualmente. Integrou-se à banda Iron Maiden, logo após a saída de Dennis Straton, por indicação de seu amigo Dave Murray.


George Lynch (Dokken)

   George Lynch ( 28 de setembro de 1954SpokaneWashington) é um guitarrista de Hard rock norte-americano, integrante da banda Dokken desde 1980. Ele era fã de guitarristas como Jimmy Page e Jimi Hendrix.