Pedal de guitarra
O pedal de guitarra é um equipamento eletrônico que é usado para alterar o som natural de uma guitarra elétrica. São utilizados durante concertos ao vivo e também no estúdio. Exemplos de pedais são Distortion, Overdrive, Wah-wah, Reverb, Delay etc. Os pedais geralmente ficam no chão próximo ao músico e são conectados diretamente ao seu instrumento. Geralmente os pedais são acionados pelo pé do músico que pressiona um interruptor. A maioria dos pedais acompanham as suas próprias fontes elétricas e cabos de força.
A pedaleira incorpora diversos tipos de pedais dentro de apenas um equipamento e pode ser embalada e transportada para um local diferente sem a necessidade de ser desmontada. Geralmente as pedaleiras acompanham um case ou bag que as protegem durante o transporte.
Existem diversos tipos de cases para pedais e pedaleiras que incluem cases caseiros, cases comprados em loja e, para músicos profissionais, cases customizados. Hard Cases para pedaleiras possuem espuma no interior, cantos reforçados e travas que protegem o conjunto durante o transporte. Um case pode ser utilizado para guardar vários pedais ao mes
Tipos de Pedais
Existem vários tipos de pedais, como os de "Delay", que atrasam parte do som que acaba se ser tocado, e também os famosos pedais "Distortion", que distorcem as ondas sonoras muito usado no Rock em geral. Podemos de uma maneira geral classificar os pedais em uma das seguintes categorias de efeitos :a. Efeitos de Ganho (Overdrive, Distorção, Fuzz e Boost).
b. Efeitos de Modulação (Chorus, Flanger, Phaser, Vibrato/Trêmulo, etc.).
c. Efeitos de Ambiência (Delay e Reverb).
d. Efeitos de Tonalidade e de Pitch (Wah-Wah, "Equalizers, Filters, Simulators; hamornizer, sustainer").
e. Efeitos Dinâmicos (Compressor, Limiter, Sustainer, etc.).
f. Outros efeitos.
Pedais de Ganho ou Pedais de distorção aumentam o volume(através de clipagem de diodos) até ele chegar a distorcer e gerar o som conhecido em músicas de Rock.
Pedais de "Efeitos de Modulação" como o chorus, criam um outro sinal através do som limpo dando uma leve desafinada gerando o efeito de chorus, encontrado em músicas dos anos 80, em introduções principalmente como Paradise City do Guns N' Roses ou Message in a bottle do The Police.
"Efeitos de Ambiência" são obtidos, por exemplo, com os Pedais de Delays e Reverbs. São os efeitos mais caros do mercado. Estão disponíveis nas versões digital e analógico com variados recursos. Os aspectos sonicamente reconhecíveis de um ambiente na reprodução podem são resumidos como "ambiência" e correspondem principalmente à reverberação e eco presentes.
Quanto aos "Efeitos de Tonalidade" e de "Pitch", a esse grupo pertencem todos efeitos que atuam alterando a equalização (grave, médio, agudo) do som. São pertencentes desse grupo então Acoustic Simulator, Auto wah, WahWah, Envelop Filters, Equalizers, Filters, Pickup Simulator e qualquer outro que altere o timbre do som original utilizando apenas a alteração na equalização.
Já os "Efeitos Dinâmicos": esse grupo é composto dos efeitos que controlam a amplitude (volume) do sinal. Nesse grupo estão inclusos os efeitos Compressor, Limiter e outros efeitos menos usuais como Slow Gear. Como se trata de dinâmica, o Pedal de Volume poderia se encaixar nesse grupo, mas como será explicada a comparação com o pedal de Expressão, este será encaixado em outros.
Outros tipos de pedais: o "Noise gate" que elimina ruído emitido pela cadeia de pedais; o pedal de volume acionado com os pés etc.mo tempo, utilizando-se velcro ou outras técnicas para fixação do conjunto. Alguns cases acompanham alças e/ou rodinhas para facilitar o transporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário